10 Princípios do Desenvolvimento de Software Ágil

O Agile Development é uma das grandes palavras-chave da indústria de desenvolvimento de software. Mas o que exatamente é isso?

O Agile Development é uma maneira diferente de gerenciar projetos de desenvolvimento de software. Os princípios-chave, e como o Agile Development difere fundamentalmente de uma abordagem mais tradicional da Cachoeira para o desenvolvimento de software, são os seguintes:

  1. O envolvimento ativo do usuário é imperativo
  2. A equipe deve ter poderes para tomar decisões
  3. Os requisitos evoluem, mas a escala de tempo é corrigida
  4. Requisitos de captura em um nível alto; leve e visual
  5. Desenvolva pequenos e incrementais lançamentos e iterações
  6. Concentre-se na entrega frequente de produtos
  7. Complete cada recurso antes de passar para o próximo
  8. Aplique a regra 80/20
  9. O teste está integrado ao longo do ciclo de vida do projeto – teste cedo e muitas vezes
  10. Uma abordagem colaborativa e cooperativa entre todas as partes interessadas é essencial

Existem várias metodologias e padrões que abordam vários aspectos do desenvolvimento de software, por exemplo PRINCE2 para Gerenciamento de Projetos, Casos de Uso / UML para Análise e Design, ISEB para Testes. Embora estes sejam tipicamente aplicados aos projetos de desenvolvimento de Cachoeira, elementos desses métodos também podem ser aplicados em uma abordagem Agile Development.

Métodos especificamente projetados em torno do desenvolvimento ágil

  • DSDM é provavelmente o método de desenvolvimento ágil original. O DSDM estava por aí antes que o termo Desenvolvimento Agile fosse inventado, mas é absolutamente baseado em todos os princípios que conhecemos como Agile Development.
  • O SCRUM também é um método de Desenvolvimento Ágil, que se concentra particularmente em como gerenciar tarefas dentro de um ambiente de desenvolvimento baseado em equipe.
  • XP (eXtreme Programming) é uma metodologia Agile mais radical, focada no processo de desenvolvimento de software e abordando as fases de análise, desenvolvimento e teste com novas abordagens visando a diferença substancial na qualidade do produto final.
  • DSDM é provavelmente a metodologia Agile mais completa, enquanto SCRUM e XP são mais fáceis de implementar e complementares porque abordam diferentes aspectos dos projetos de desenvolvimento e estão ambos baseados nos mesmos princípios do Desenvolvimento Ágil.

Na realidade, não existe uma bala mágica para o desenvolvimento de software. O verdadeiro truque é conhecer muitas técnicas de vários métodos de Cachoeira e Agile Development, e selecionar uma mistura das melhores abordagens que são mais apropriadas para qualquer situação. Fazer isso de forma confiável com qualquer grau de sucesso realmente exige muita experiência e habilidade.

Nos projetos de Desenvolvimento Ágil, o Gerenciamento de Projetos assume uma forma ligeiramente diferente, confiando mais nas habilidades do gerente de projeto em comunicação, facilitação, coordenação e enfatizando menos no planejamento e no controle.

O desenvolvimento ágil pode ser uma abordagem muito emocionante e revigorante, embora alguns projetos se adequem ao desenvolvimento ágil mais do que outros. A colaboração e a visibilidade podem proporcionar uma experiência muito mais rica e mais gratificante para as equipes desenvolverem excelentes produtos de software. O desenvolvimento ágil pode ser muito mais agradável do que a abordagem de Cachoeira que requer muita documentação e é menos flexível por sua natureza. E quando as pessoas aproveitam o trabalho, é incrível o que conseguem!

Gostou do post? Curta nossa página e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *